Dia: 21 de março de 2022

  • Movimentações Internas

    Movimentações Internas

    A partir de 21 de março, Fernanda Laender assume o comando da Gerência de Comercialização e Regulação de Energia.

    E a Coordenação de Gestão de Contratos e Backoffice desta gerência passa a ser conduzida por José Wallace Barbosa Batista.

    As movimentações seguem o principio de valorização dos quadros internos. Desejamos sucesso aos profissionais em suas novas posições.

    Para acessar o organograma completo clique aqui.

  • Lideranças recebem treinamento sobre Gestão de Equipes em home office

    Lideranças recebem treinamento sobre Gestão de Equipes em home office

    26 líderes Aliança participaram do treinamento sobre Gestão de Equipes Remotas, regime de trabalho ainda presente na rotina de boa parte das equipes da Aliança.

    A capacitação faz parte da Trilha de Desenvolvimento de Lideranças e foi ministrada pelo professor e pesquisador do Centro de Apoio a Educação a Distância da UFMG, Márcio Boaventura.

    O trabalho remoto, apesar de inicialmente ter sido imaginado como situação transitória, mostrou-se, além de uma necessidade, uma alternativa a ser considerada no formato da empresa.

    Por isso, embora o assunto ainda fomente discussões no âmbito interno e externo, sempre é importante aprimorar e desenvolver a capacidade de gestão à distância, mantendo o nível das entregas sem descuidar, entretanto, de aspectos importantes como a motivação e saúde mental das equipes.

    Você conhece as principais dificuldades do trabalho remoto?

    • Falha na comunicação;
    • Problemas com colaboração e trabalho em equipe;
    • Desânimo em razão do distanciamento do time;
    • Dificuldade de desconexão ao final do dia.

    Pensando nessas dificuldades, durante o treinamento foram abordados temas como: a) desenvolvimento e relacionamento em equipe no ambiente remoto, b) aumento de habilidades e estabelecimento de expectativas com times em home office, c) desafios da comunicação a distância e, d) Ferramentas para para aumento da produtividade e constância à distância.

    #uniãoecolaboração #eficiência

  • Conheça os vencedores da Copa Interusinas

    Conheça os vencedores da Copa Interusinas

    Passado um ano da competição em que todos saem ganhando, os resultados definitivos por categoria da Copa Interusinas foram divulgados durante o Workshop de Saúde e Segurança, realizado nos dias 15 e 16 de março.

    A usina que leva pra casa o troféu de campeã absoluta da Copa 2021 é Amador Aguiar I, cuja pontuação na classificação geral, que considera todos os requisitos da Copa, alcançou notáveis 165 pontos. E a comemoração no triângulo mineiro foi em dobro! O segundo lugar também ficou com a UHE Amador Aguiar II. Encerrando a participação no pódio, a UHE Funil foi a terceira colocada no quadro geral.

    Rene Bastos, gerente das usinas Amador Aguiar, comentou os resultados. “Ficamos muito felizes com o resultado, mas o que tem que ser comemorado mesmo são os avanços na criação da cultura de segurança. Estendo aí a toda equipe que se empenhou em identificar e tratar os riscos. Esse mérito da vitória é de fato de todos“, conclui.

    Quadro geral da Copa

    Na sequência das premiações, a UHE Funil conquistou o prêmio de ‘melhor defesa’, reconhecimento dado aos esforços empreendidos para solução dos problemas identificados como de risco ou potencial risco na unidade.

    O resultado é fruto do trabalho de todo o time. O comprometimento da equipe foi fundamental para criarmos essa cultura do registro da situação que envolve o risco e nossa grande vitória foi realmente tratar os riscos aumentando a segurança das pessoas“, comenta Willian Rosa, coordenador da usina de Funil.

    E com uma arrancada impressionante na reta final do campeonato, o título de melhor artilheiro da Copa 2021 também fica na UHE Funil. O técnico mecânico, Marcelo de Almeida foi, dentre os artilheiros da competição, o que mais sinalizou situações potenciais de risco de segurança de pessoas.

    Fiquei feliz demais com o resultado viu. Agradeço muito pela iniciativa da empresa e por ter participado dessa oportunidade, mas o que mais me deixa satisfeito é saber que conseguimos melhorar a segurança de todos nós que trabalhamos na usina. Parabéns aos meus colegas Lucas e Roger, do CCBE, que foram até o final aí comigo identificando as melhorias. Todos vencemos!“, comenta Marcelo

    Outro dado impressionante dos números da 1ª Copa foram os Caça Perigos abertos pelos colaboradores em cada unidade. A soma de todos os apontamentos de melhoria de segurança, das mais simples às mais complexas, chegou a 25.445 sinalizações.

    Mas não para por ai, vem aí a 2ª edição da Copa Interusinas. As regras do jogo já foram definidas e comunicadas aos participantes. Possíveis melhorias serão ainda analisadas pela comissão organizadora, mas os resultados já estão correndo.

    O envolvimento de todos torna as operações da Aliança mais segura para quem nelas atua. Juntos pela cultura de segurança!

    O que é a Copa Inter Usinas:

    Todas as usinas da Aliança e Consórcios participam do desafio de identificar situações potencialmente de risco ou inseguras. Os resultados vêm sendo apurados mensalmente e em 2023 será anunciada a unidade vencedora da segunda edição.

    #avidaemprimeirolugar