26 líderes Aliança participaram do treinamento sobre Gestão de Equipes Remotas, regime de trabalho ainda presente na rotina de boa parte das equipes da Aliança.
A capacitação faz parte da Trilha de Desenvolvimento de Lideranças e foi ministrada pelo professor e pesquisador do Centro de Apoio a Educação a Distância da UFMG, Márcio Boaventura.
O trabalho remoto, apesar de inicialmente ter sido imaginado como situação transitória, mostrou-se, além de uma necessidade, uma alternativa a ser considerada no formato da empresa.
Por isso, embora o assunto ainda fomente discussões no âmbito interno e externo, sempre é importante aprimorar e desenvolver a capacidade de gestão à distância, mantendo o nível das entregas sem descuidar, entretanto, de aspectos importantes como a motivação e saúde mental das equipes.
Você conhece as principais dificuldades do trabalho remoto?
Falha na comunicação;
Problemas com colaboração e trabalho em equipe;
Desânimo em razão do distanciamento do time;
Dificuldade de desconexão ao final do dia.
Pensando nessas dificuldades, durante o treinamento foram abordados temas como: a) desenvolvimento e relacionamento em equipe no ambiente remoto, b) aumento de habilidades e estabelecimento de expectativas com times em home office, c) desafios da comunicação a distância e, d) Ferramentas para para aumento da produtividade e constância à distância.
Passado um ano da competição em que todos saem ganhando, os resultados definitivos por categoria da Copa Interusinas foram divulgados durante o Workshop de Saúde e Segurança, realizado nos dias 15 e 16 de março.
A usina que leva pra casa o troféu de campeã absoluta da Copa 2021 é Amador Aguiar I, cuja pontuação na classificação geral, que considera todos os requisitos da Copa, alcançou notáveis 165 pontos. E a comemoração no triângulo mineiro foi em dobro! O segundo lugar também ficou com a UHE Amador Aguiar II. Encerrando a participação no pódio, a UHE Funil foi a terceira colocada no quadro geral.
Rene Bastos, gerente das usinas Amador Aguiar, comentou os resultados. “Ficamos muito felizes com o resultado, mas o que tem que ser comemorado mesmo são os avanços na criação da cultura de segurança. Estendo aí a toda equipe que se empenhou em identificar e tratar os riscos. Esse mérito da vitória é de fato de todos“, conclui.
Quadro geral da Copa
Na sequência das premiações, a UHE Funil conquistou o prêmio de ‘melhor defesa’, reconhecimento dado aos esforços empreendidos para solução dos problemas identificados como de risco ou potencial risco na unidade.
“O resultado é fruto do trabalho de todo o time. O comprometimento da equipe foi fundamental para criarmos essa cultura do registro da situação que envolve o risco e nossa grande vitória foi realmente tratar os riscos aumentando a segurança das pessoas“, comenta Willian Rosa, coordenador da usina de Funil.
E com uma arrancada impressionante na reta final do campeonato, o título de melhor artilheiro da Copa 2021 também fica na UHE Funil. O técnico mecânico, Marcelo de Almeida foi, dentre os artilheiros da competição, o que mais sinalizou situações potenciais de risco de segurança de pessoas.
“Fiquei feliz demais com o resultado viu. Agradeço muito pela iniciativa da empresa e por ter participado dessa oportunidade, mas o que mais me deixa satisfeito é saber que conseguimos melhorar a segurança de todos nós que trabalhamos na usina. Parabéns aos meus colegas Lucas e Roger, do CCBE, que foram até o final aí comigo identificando as melhorias. Todos vencemos!“, comenta Marcelo
Outro dado impressionante dos números da 1ª Copa foram os Caça Perigos abertos pelos colaboradores em cada unidade. A soma de todos os apontamentos de melhoria de segurança, das mais simples às mais complexas, chegou a 25.445 sinalizações.
Mas não para por ai, vem aí a 2ª edição da Copa Interusinas. As regras do jogo já foram definidas e comunicadas aos participantes. Possíveis melhorias serão ainda analisadas pela comissão organizadora, mas os resultados já estão correndo.
O envolvimento de todos torna as operações da Aliança mais segura para quem nelas atua. Juntos pela cultura de segurança!
O que é a Copa Inter Usinas:
Todas as usinas da Aliança e Consórcios participam do desafio de identificar situações potencialmente de risco ou inseguras. Os resultados vêm sendo apurados mensalmente e em 2023 será anunciada a unidade vencedora da segunda edição.