Autor: Comunicação Aliança

  • Acesse as fotos da nossa Confraternização de Fim de Ano

    Acesse as fotos da nossa Confraternização de Fim de Ano

    Nesta quarta-feira, dia 06, aconteceu nossa confraternização de fim de ano na Fazenda Cervejeira (MG). Reunidos em clima de muita alegria, descontração e boas energias, celebramos um ano de trabalho intenso, desafios e grandes realizações com o sentimento de gratidão por quem fez acontecer e dividiu esses momentos conosco: nossos colaboradores!

  • Estudantes da rede pública lançam filmes de animação em telona de cinema no Rio Grande do Norte

    Estudantes da rede pública lançam filmes de animação em telona de cinema no Rio Grande do Norte

    Com roteiro, desenhos e animação dos alunos, os curtas foram produzidos durante oficinas sobre a linguagem e as técnicas de animação realizadas pelo Projeto Animação do Instituto Marlin Azul com patrocínio da Aliança Energia.

    Primeiro, eles ouviram e contaram muitas histórias. Depois, criaram novas histórias, desenharam e animaram as cenas ao mesmo tempo em que aprendiam sobre a linguagem e as técnicas do cinema de animação. Agora, estudantes do ensino fundamental da rede pública de três municípios do interior do Rio Grande do Norte lançarão numa telona de cinema os três novos filmes do Projeto Animação, realizado pelo Instituto Marlin Azul com o patrocínio da Aliança Energia via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

    A programação foi aberta na quinta-feira (30/11), às 19 horas, no Ginásio de Esportes Inácio Félix, em São Vicente/RN, com o lançamento do curta “Só Rezando…”, dos alunos da Escola Municipal Dionízia Batista da Silva, de São Vicente, e do curta “O Chapéu do Zezéu”, dos alunos da Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel, de Lagoa Nova. Na sexta-feira (01/12) é a vez de lançar o curta “Fiando Tempo”, dos alunos da Escola Municipal Professor Osvágrio Rodrigues de Carvalho, às 19 horas, na Praça da Igreja Matriz de Sant’Ana, em Santana do Matos.

    Com roteiro, desenhos e animação dos estudantes, os filmes foram construídos durante oficinas realizadas em agosto, cada uma com duração de uma semana, sempre no contraturno do ensino regular. As aulas estimularam a criatividade, a imaginação, a comunicação e a expressão e ainda articularam saberes através do contato dos alunos com a leitura, a pesquisa, a produção de textos, a música, a contação de histórias, as tradições e as culturas populares. O Projeto Animação tem o patrocínio da Aliança Energia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A realização é do Instituto Marlin Azul e do Ministério da Cultura/Governo Federal.

    Imagens: Instituto Marlin Azul

  • Confraternização de Fim de Ano Aliança 2023

    Confraternização de Fim de Ano Aliança 2023

    Prepare-se para uma experiência inesquecível, uma celebração única e cheia de sabor! Onde a beleza da natureza se encontra com a paixão pela cerveja. Desfrute de um dia repleto de diversão, boa comida, música e, é claro, muita animação.

    Vista-se de maneira casual, com roupas e sapatos confortáveis.

    Para se deslocar até o local do evento, se você é colaborador próprio e de BH, utilize o APP 2V Passageiros.

    Se você é colaborador próprio e está em viagem, escolha o aplicativo de mobilidade da sua preferência, e solicite o reembolso.

    Lembre-se, o objetivo principal é aproveitar cada momento deste evento especial.

  • Dezembro Vermelho – Campanha de Combate à Aids

    Dezembro Vermelho – Campanha de Combate à Aids

    Nesta sexta-feira, 01 de dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids. A campanha Dezembro Vermelho, instituída em todo o território brasileiro pela Lei nº 13.504/2017, chama a atenção para a prevenção contra o vírus HIV, a Aids e outras IST’s (infecções sexualmente transmissíveis) no combate à disseminação, combate à desinformação e combate ao preconceito.

    A Aids é uma doença que não mata por si só. Por causar um grande impacto no sistema imunológico, o portador de HIV (vírus da imunodeficiência humana) fica sujeito a doenças oportunistas que surgem no organismo nesse momento de fraqueza. Assim sendo, não se morre de Aids e sim das complicações geradas pelas doenças oportunistas.

    Pouco se tem falado da prevenção e da importância do diagnóstico precoce, mas não custa lembrar: ambos fazem a diferença. Passada a fase de tabu, vários portadores têm levantado a bandeira pela informação.

  • Veja as fotos das inaugurações da Casa de Farinha e Museu Quilombola da Macambira e do Ponto de Memória José Milanez (RN)

    Veja as fotos das inaugurações da Casa de Farinha e Museu Quilombola da Macambira e do Ponto de Memória José Milanez (RN)

    As inaugurações da Casa de Farinha e Museu Quilombola da Macambira e do Ponto de Memória José Milanez, localizados em Lagoa Nova, Rio Grande do Norte, aconteceram na última quarta-feira (29) e contaram com a participação da diretoria, gerentes e lideranças da Aliança Energia. Também estiveram presentes os membros do conselho administrativo da Companhia, colaboradores do Projeto Eólico Acauã, autoridades municipais, lideranças comunitárias e a comunidade local. 

    Casa de Farinha da Macambira

    Museu Quilombola da Macambira

    Ponto de Memória José Milanez

  • Confira as fotos da inauguração da Central Eólica Gravier

    Confira as fotos da inauguração da Central Eólica Gravier

    O evento de inauguração da Central Eólica Gravier, localizada em Icapuí, Ceará, aconteceu na última terça-feira (28) e contou com a participação da diretoria, gerentes e lideranças da Aliança Energia. Também estiveram presentes os membros do conselho administrativo da Companhia, colaboradores da Central Eólica Santo Inácio – CESI, autoridades locais, lideranças comunitárias e a Orquestra de Sopros de Icapuí.

  • Aliança Energia celebra a inauguração de seu Parque Eólico no Ceará

    Aliança Energia celebra a inauguração de seu Parque Eólico no Ceará

    Com grande entusiasmo e comprometimento com a sustentabilidade, a Aliança Energia tem a imensa satisfação de anunciar, que às 15 horas desta terça-feira (28/11), realizará a inauguração do Parque Eólico Gravier, localizado no deslumbrante cenário do Nordeste, no município de Icapuí, no Ceará. Este momento representa a concretização de uma fonte inovadora e limpa de energia, que constitui um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável.

    Estrategicamente localizado nesta região conhecida por seus ventos constantes, o Parque Eólico Gravier simboliza o firme compromisso da empresa com as fontes de energia renováveis. A energia eólica, uma forma sustentável de geração de eletricidade, utiliza a força do vento para impulsionar as turbinas e gerar energia elétrica. Com 17 aerogeradores, cada um com uma potência de 4,2 MW, a Central Eólica Gravier possui uma capacidade instalada de 71,4 MW, equivalente ao consumo de 550 mil pessoas ou 180 mil residências, representando um investimento aproximado de R$ 400 milhões.

    Este empreendimento representa um marco para a geração de energia limpa e uma contribuição valiosa para a redução das emissões de carbono e a preservação do meio ambiente. A energia elétrica produzida em Gravier é interligada ao SIN – Sistema Interligado Nacional – por meio da subestação Mossoró IV, da CHESF, através de uma linha de transmissão de 230 kV de aproximadamente 9 km.

    A operação plena da central começou em 30 de dezembro de 2022, marcando uma data importante no desenvolvimento da infraestrutura de energia renovável na região. Esses projetos ajudam a diversificar a matriz energética e geram oportunidades econômicas, empregos locais e engajamento comunitário, fortalecendo laços e promovendo o crescimento sustentável em parceria com as comunidades vizinhas.

    A Aliança agradece a todos os envolvidos, desde parceiros e colaboradores até as comunidades locais, que acolheram calorosamente as iniciativas. Que o vento que impulsiona estas turbinas seja símbolo de um futuro cada vez mais sustentável e que o Parque Eólico Gravier seja um farol de inspiração para outras iniciativas.

  • Aprovação do RAMA reforça o compromisso ambiental da Aliança na Central Eólica Gravier

    Aprovação do RAMA reforça o compromisso ambiental da Aliança na Central Eólica Gravier

    No final de outubro, foi divulgado pela Superintendência de Meio Ambiente do Estado do Ceará – SEMACE a aprovação do Relatório de Acompanhamento e Monitoramento Ambiental – RAMA da Central Eólica Gravier. O relatório é um documento que descreve os resultados de atividades de monitoramento e acompanhamento ambiental ou atividades que possam ter impactos no meio ambiente. É um reconhecimento do cumprimento das obrigações legais de licenciamento e das condicionantes e programas ambientais durante o período de setembro 2022/2023.

    O fato de o órgão ambiental ter emitido um parecer técnico afirmando que o RAMA atende aos dispositivos legais e diretrizes é um reconhecimento importante para a Central Eólica Gravier, pois indica que a empresa está agindo de acordo com a legislação ambiental em vigor. Essa aprovação demonstra o compromisso da Central Eólica Gravier com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente.

    O analista ambiental, Rômulo Fonseca, destaca a importância do relatório, afirmando que é um dos documentos mais significativos do empreendimento, “esse relatório contém informações detalhadas sobre todas as atividades do parque eólico realizadas no último ano, incluindo o cumprimento de todas as condicionantes e programas do licenciamento ambiental. Portanto, a aprovação do RAMA é muito importante para o funcionamento contínuo e bem-sucedido da Central Eólica Gravier”.

    No contexto atual, em que a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente são cada vez mais relevantes, a aprovação do Relatório de Acompanhamento e Monitoramento Ambiental reforça a importância do compromisso da Aliança com práticas ambientalmente corretas e o cumprimento rigoroso das regulamentações ambientais. Isso contribui para a preservação dos ecossistemas e a mitigação dos impactos ambientais negativos associados a empreendimentos industriais, como parques eólicos.

  • Simulado de evacuação na Usina Hidrelétrica de Aimorés mobiliza moradores de Aimorés (MG) e Baixo Guandu (ES) que participaram do treinamento

    Simulado de evacuação na Usina Hidrelétrica de Aimorés mobiliza moradores de Aimorés (MG) e Baixo Guandu (ES) que participaram do treinamento

    Realizamos no último sábado, sete de outubro, mais um simulado bem-sucedido, mobilizando inúmeras pessoas dos municípios de Aimorés, em Minas Gerais e Baixo Guandu, no Espírito Santo. O objetivo foi capacitar a comunidade residente nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) da Usina Hidrelétrica de Aimorés para saber agir em eventuais situações de emergência e também avaliar o tempo de resposta e a eficácia dos planos de evacuação.

    As comunidades das duas localidades aderiram espontaneamente ao treinamento, que envolveu o trabalho conjunto de muitos profissionais, entre autoridades, órgãos de Proteção e Defesa Civil e voluntários. Atuando em 15 dos pontos de encontro, situados em locais considerados seguros para a permanência de pessoas em caso de uma intercorrência, as equipes receberam os moradores e aplicaram um questionário para avaliar a iniciativa. Quem respondeu, informou sobre a compreensão da importância do PAE, o entendimento de como agir se as sirenes tocarem, a qualidade do sistema de alerta (placas e toque da sirene), as sugestões de melhoria. Na ocasião, os moradores também puderam esclarecer dúvidas sobre o Plano de Ação de Emergência e se tranquilizar quanto à segurança e a estabilidade das barragens da UHE Aimorés.

    Dinâmica

    Às 13h o grupo de trabalho se reuniu no Centro de Comando Geral, montado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Damasceno Filho, em Baixo Guandu (ES), para repassar as últimas instruções para os grupos, que foram divididos e designados aos pontos de encontro. Precisamente às 15 horas, as sirenes foram acionadas simultaneamente e a população, previamente informada, seguiu pelas rotas de fuga para os pontos de encontro pré-definidos, nos municípios de Aimorés e Baixo Guandu.

    “Cada ponto de encontro foi estruturado para receber a comunidade, acolhendo os moradores que dedicaram tempo precioso deste sábado para exercitar a cidadania e demonstrar que sabem atuar preventivamente”, comenta Tatiana Teixeira, líder dos voluntários do ponto de encontro da rua Quintino Bocaiuva (PE03), no Centro de Baixo Guandu.

    Para o Jonas de oliveira, que mora há 52 anos na região, o simulado veio para contribuir. “Fiz questão de participar, pois acho o treinamento muito importante. Com certeza cumpriu muito bem o seu propósito. Se acontecer algo, as pessoas vão saber como se comportar”, disse.

    A técnica de segurança do trabalho, Ana Melo da Silva, que mora há seis anos em Baixo Guandu também achou positivo o exercício. “Ouvi bem a sirene e foi fácil achar o ponto de encontro. Esse treinamento é de grande valia porque em uma situação real, a população saberá o que fazer”, ressaltou.

    Balanço positivo 

    De acordo com o Grupo de Trabalho responsável pela realização do exercício simulado, formado pelas Coordenadorias Municipais de Proteção de Defesa Civil (COMPDECs) de Aimorés e Baixo Guandu, Polícia Militar de Minas Gerais e do Espírito Santo, Bombeiros Militares dos dois Estados, Aliança Energia, o balanço do evento foi bastante positivo. “Hoje pudemos avaliar que as pessoas se sentem seguras e sabem o que fazer em uma eventual emergência: guiarem-se pelas rotas de fuga e chegarem aos pontos de encontro para receberem informações sobre os próximos passos”, comenta Sandro Farias Brandião, coordenador da Defesa Civil de Baixo Guandu. “Esperamos que nos próximos simulados cada vez mais pessoas possam participar e contribuir para a construção de uma da cultura de segurança na nossa região, pois testes de sirenes e simulados fazem parte de uma rotina preventiva”, conclui José Lopes Souza Neto, coordenador da Defesa Civil de Aimorés.

    Sobre o simulado

    Esse foi o segundo simulado do PAE da UHE Aimorés e teve o objetivo de capacitar as populações de Aimorés (MG) e Baixo Guandu (ES) que vivem às margens do Rio Doce para atuação em caso de emergências, testando as rotas de fuga e sistema de alerta (sirenes) já implementados desde 2019, ano em que foi realizado o primeiro exercício.

    O treinamento atende as legislações vigentes – Política de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/2012) e Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010) regulamentada pela resolução ANEEL 1064/2023 – e também busca contribuir para a atuação preventiva dos órgãos de Defesa Civil. Faz parte das medidas contínuas de prevenção previstas no Plano de Ação de Emergência (PAE) para testar o sistema de alerta (sirene), a sinalização das rotas de fuga e pontos de encontro das Zonas de Autossalvamento (ZAS) e também para que todos saibam como agir no caso de alguma situação adversa. Desde 2019, as sirenes que compõem o sistema de alerta são testadas periodicamente e a comunidade é orientada por meio de campanhas e ações de comunicação sobre como proceder em caso de emergência.

    “É importante reforçar que as barragens da Usina de Aimorés seguem estáveis e seguras e esse exercício faz parte de uma rotina preventiva de orientação da comunidade, mesmo para usinas em condições normais de segurança, em cumprimento à legislação vigente”, destaca Adilison Melo, coordenador da Usina de Aimorés.

    Sobre a Usina Hidrelétrica de Aimorés

    A Usina Hidrelétrica de Aimorés, pertencente à Aliança Energia, está localizada na Bacia do Rio Doce e abrange quatro municípios: Baixo Guandu (ES), Aimorés, Itueta e Resplendor (MG). Inaugurada em 5 de maio de 2006, a UHE tem potência instalada de 330 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com um milhão de pessoas.

  • Usina Hidrelétrica de Aimorés realiza treinamento de evacuação em Aimorés/MG e Baixo Guandu/ES neste sábado

    Usina Hidrelétrica de Aimorés realiza treinamento de evacuação em Aimorés/MG e Baixo Guandu/ES neste sábado

    População terá oportunidade de contribuir para a avaliação sobre as mensagens das sirenes, as rotas de fuga e os pontos de encontro na construção de uma cultura permanente de segurança

    O simulado de evacuação previsto no Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina hidrelétrica de Aimorés acontece neste sábado, sete de outubro, para duas comunidades localizadas às margens da Bacia do Rio Doce. As populações de Aimorés (MG) e Baixo Guandu (ES) devem participar da simulação que acontece às 15h.

    O exercício preventivo será promovido pelo Grupo de Trabalho formado pelas Coordenadorias Municipais de Proteção de Defesa Civil (COMPDECs) de Aimorés e Baixo Guandu, Polícia Militar de Minas Gerais e do Espírito Santo, Bombeiros Militares dos dois Estados, Aliança Energia e deve mobilizar cerca de 250 profissionais voluntários. O treinamento atende as legislações vigentes – Política de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/2012) e Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010) regulamentada pela resolução ANEEL 1064/2023 – e também busca contribuir para a atuação preventiva dos órgãos de Defesa Civil. Na ocasião a comunidade, após a chegada ao ponto de encontro, responderá uma pesquisa para avaliar se as pessoas: compreendem a importância do PAE; sabem agir em uma eventual situação de emergência; conseguem se orientar pelo sistema de alerta; escutam bem a mensagem de voz e o toque da sirene; recebem informações sobre o PAE; têm sugestões de melhoria.

    “O simulado faz parte das medidas contínuas de prevenção previstas no Plano de Ação de Emergência (PAE) para testar o sistema de alerta (sirene), a sinalização das rotas de fuga e pontos de encontro das Zonas de Autossalvamento (ZAS) e também para que todos saibam como agir no caso de alguma situação adversa. Desde 2019, as sirenes que compõem o sistema de alerta são testadas periodicamente e a comunidade é orientada por meio de campanhas e ações de comunicação sobre como proceder em caso de emergência. É importante reforçar que as barragens da Usina de Aimorés seguem estáveis e seguras e esse exercício faz parte de uma rotina preventiva de orientação da comunidade, mesmo para usinas em condições normais de segurança, em cumprimento à legislação vigente”, explica o coordenador da Usina de Aimorés, Adilison Melo.

    Na prática

    No sábado (7), às 13 horas o grupo de trabalho promoverá uma concentração na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Damasceno Filho, localizada no bairro Sapucaia, em Baixo Guandu, onde será estruturado o Centro de Comando do simulado. Às 15h, pontualmente, sob o direcionamento unificado do Grupo de Trabalho, as sirenes serão acionadas simultaneamente, ecoando por uma grande área na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo. A população local, que já foi previamente informada, deve seguir pelas rotas de fuga em direção aos pontos de encontro localizados em Aimorés e em Baixo Guandu. Esses pontos configuram locais seguros para permanência da população, em casos de emergência e nesses pontos o simulado será finalizado com uma pesquisa junto aos moradores, que responderão questionários de avaliação do exercício, além de um momento de esclarecimento de dúvidas sobre os procedimentos de segurança apresentados.