Autor: Comunicação Aliança

  • Uma iniciativa que acredita no poder transformador, venha ser um voluntário!

    Uma iniciativa que acredita no poder transformador, venha ser um voluntário!

    A Aliança como uma empresa socialmente responsável, busca fomentar projetos e ações voluntárias que tenham um papel transformador na sociedade. Que tal você contribuir com ações transformadoras que podem beneficiar crianças, adolescentes, idosos, pessoas em situação de risco e muito mais?!

    Para ser um voluntário você só precisa ser solidário, ter motivação e boa vontade.

    O que é ser um voluntariado?

    Para definir de forma simples, podemos dizer que o voluntariado é uma relação humana que consiste no exercício de um trabalho não remunerado, realizado com o objetivo de colaborar com a comunidade e com as pessoas que a compõem.

    Benefícios de ser um voluntariado

    O trabalho voluntário ensina habilidades valiosas: a experiência prática e de treinamento que você obtém durante o voluntariado ajuda você a aprender novas habilidades e desenvolver as habilidades que você já possui.

    Ajuda você a encontrar novos amigos:  é uma boa maneira de conhecer novas pessoas e fortalecer as conexões com amigos e familiares com quem você é voluntário.

    Aumenta suas habilidades sociais: você tem a chance de conversar com novas pessoas e aprimorar suas habilidades sociais, por meio de interações com seus colegas de trabalho voluntários.

    Oferece perspectivas de emprego: pode ajudá-lo a ganhar experiência em uma área em que está interessado e na qual você pode conhecer pessoas no campo, que podem se tornar seus mentores ou pela parte de sua rede.

    Fornece um senso de comunidade: pode ajudá-lo a criar orgulho e confiança em sua comunidade.

    Melhora a autoestima: pode lhe proporcionar um impulso na autoestima e autoconfiança. Dessa forma, quando você é voluntário, está fazendo algo que vale a pena para a comunidade, o que lhe dá uma sensação de realização.

    Fornece um senso de propósito: o trabalho que você realiza como voluntário é proposital, além disso, é muito provável que ajude outras pessoas de alguma forma.

    Ajuda a combater os efeitos do estresse, raiva e ansiedade: muitas vezes, é bom contribuir para projetos e organizações que significam algo. Isso pode ajudar a diminuir os efeitos do estresse, raiva e ansiedade em sua vida.

    O trabalho voluntário permite que você supere desafios: você pode superar os desafios pessoais que você tem, ao deixar sua zona de conforto e fazer algo novo com pessoas que talvez não conheça.

    Sábado, dia 26 de agosto, estaremos todos juntos no Aliança Voluntária Day.

    Participe dessa corrente do bem e transforme vidas!

  • Fatores Psicossociais do Trabalho e Concurso de Frases marcam o primeiro dia da Sipat

    Fatores Psicossociais do Trabalho e Concurso de Frases marcam o primeiro dia da Sipat

    Iniciamos hoje, 08 de agosto, a nossa Semana de Prevenção de acidentes – SIPAT 2023, com uma série de palestras, que ocorrerão todos os dias de forma híbrida (presencial na Sede nos dias 8, 9 e 10 de agosto) e transmitida online para a Sede e as outras unidades durante toda a semana. O evento contou com a participação de aproximadamente 150 empregados.

    Na ocasião, o Diretor de Operações, Carlos Pavanelli, foi responsável pela abertura do evento e ressaltou a importância dos temas que ainda serão abordados pela Sipat e lembrou que os assuntos foram escolhidos pelos próprios colaboradores.

    Para o primeiro dia do evento, a médica do trabalho Suellen Carlesso de Oliveira, proferiu palestra com o tema Fatores Psicossociais do Trabalho. De acordo com Suellen, “existem etapas que devem ser respeitadas conforme a realidade das empresas. Vamos motivar através do ambiente físico, reunir com a equipe, fazer o diagnóstico da empresa e levantar os problemas que precisamos selecionar. Vamos priorizar iniciando um planejamento que envolve os trabalhadores e a empresa. E nisso, a Aliança cumpre o seu papel porque hoje a empresa que preservar a saúde mental do trabalhador vai colher frutos futuramente”.

    Na oportunidade, Suellen frisou da importância de priorizar, ver e sentir o que pode ser feito e melhorado em nossa vida. Que o dinheiro é muito importante, mas existe um certo limite para isso. Que o nosso corpo e nossa mente dão sinais e não podemos ignorar.  Da necessidade de fazer seu exame de rotina, sua atividade física, sua terapia e cuidar do seu lazer. Vamos priorizar, tem que se cuidar para ter saúde. “Hoje à noite quando for se deitar para descansar, vamos pensar o que podemos fazer para nos priorizar. Sinta-se abraçados e acolhidos por mim, contem comigo”, finalizou.

    Após a palestra, foi a vez de divulgar o resultado do concurso de frases que teve como tema “Promoção de saúde e segurança no local de trabalho”. Participaram funcionários e terceirizados da companhia.

    As premiações para o primeiro, o segundo e o terceiro lugar serão:

    • 1º lugar – 500 reais
    • 2º lugar – 400 reais
    • 3º lugar – 300 reais

    Este ano o primeiro lugar ficou com a Isabela Castorino, a nossa analista de contratos que nos conta o que motivou na construção da sua frase, “eu quis participar do concurso porque, no tempo que trabalhei no núcleo de Saúde e Segurança, com certeza o que mais aprendi (e que carrego comigo) é o senso de cuidado com o outro. Todo mundo tem que trabalhar a favor da vida para que de fato ela esteja em primeiro lugar, no ambiente de trabalho e como valor pessoal. Por isso é um assunto que deve ser valorizado e incentivado, e me sinto honrada de ter contribuído de alguma forma”.

  • Mentoria Social 3.0 certifica mais 37 jovens

    Mentoria Social 3.0 certifica mais 37 jovens

    Na última quinta-feira, 03 de agosto, aconteceu um evento em Icapuí (CE) para oficializar o encerramento da edição 2023 da Mentoria Social 3.0 e a entrega dos certificados aos jovens da região.

    O evento aconteceu de forma presencial, oportunizando mentores e mentorados estarem juntos em um momento de confraternização, realização de dinâmicas, oficina de plantio dos sonhos, além dos momentos de interação e de muita emoção. Estiveram presentes no evento a equipe da gerência de Responsabilidade Social e Comunicação, diversas autoridades locais, mentores e os jovens mentorados de Icapuí.

    “Ao ouvirmos tantos depoimentos positivos é que entendemos o real alcance do Programa. São muitos jovens carentes de um direcionamento, de uma escuta, de alguém para dar a mão. E se de um lado temos jovens com seus anseios atendidos, do outro vemos colaboradores entendendo o que significa ser útil para a sociedade oferecendo aquilo que um dia recebeu”, disse Joseane Debortoli, nossa coordenadora de Relacionamento com Comunidades e Inovação Social.

    Os mentorados das regiões de Acauã (RN), Aimorés e Funil (MG) receberão seus certificados nos próximos dias.

    Confira os depoimentos de alguns mentores e mentorados presentes no evento:

    “A Alana é uma menina muito dedicada e esforçada, e o mais importante nessa mentoria foi poder contribuir passando um pouco do meu conhecimento, do que tive a oportunidade de viver e tentar direcioná-la para o caminho que ela acha ser o mais importante e que a faça feliz.” Ellen Cristina Rebouça, analista Adminstrativo CESI, e mentora da Allana Cailane

    “O que eu mais gostei foi a experiência de vida que ele me passou e o direcionamento que ele me deu em relação ao mercado de trabalho e do que eu quero ser na minha vida.” Lucas Nascimento, mentorado do Marcos Barreto (CESI)

    “Gostei muito de ter a oportunidade de conhecer minha mentora Letícia, das nossas conversar e da nossa conexão que foi muito boa.” Antônia Cauane, mentorada da Letícia Vicente (Aimorés)

    “Passar um pouco da minha vivência e experiência que eu adquiri dentro do parque eólico foi muito bom, além da troca de conhecimentos.” Marcos Barreto, eletricista – Voltalia, mentor do Lucas Nascimento

    “Gostei dessa experiência nova que eu vivi e tive uma boa aprendizagem durante esse tempo.” Igor Crispin, mentorado da Rayane Canuto (Sede)

    “Poder abrir esse leque de conhecimentos que a mentoria proporciona e mostrar para o jovem que ele pode criar o caminho que ele quer seguir.” André Mota, engenheiro de O&M Eólicas CESI, mentor do Derion Well

    “Amei a mentoria e essa experiência que tive com o meu mentor, além dele ser uma ótima pessoa, falamos muito sobre o meu futuro e meus planos, sempre me aconselhando e me encorajando a sonhar e seguir meus sonhos.” Michelly Evellyn, mentorada do José Carlos – Weg

    “Para mim foi uma troca maravilhosa. Eu aprendi demais com as minhas duas mentoradas, a Camila e a Alice, vendo como elas são criativas e usam essa criatividade para correr atrás dos seus sonhos e objetivos.” Maria do Socorro, analista de Relacionamento com a Comunidade e mentora da Camila Alicia e da Alice Maia

  • A SIPAT 2023 está chegando

    A SIPAT 2023 está chegando

    Já começou a contagem regressiva. Na próxima semana, entre os dias 07 e 11 de agosto, acontece a nossa SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Uma semana de conscientização com palestras que vão tratar de assuntos significativos para a segurança e a saúde do trabalhador e tem como tema: “Prevenção da Saúde e Bem-estar”. 

    O evento será de forma hibrida (presencial na Sede nos dias 8, 9 e 10 de agosto) e transmitida online para a Sede e as outras unidades durante toda a semana. 

    A SIPAT é organizada pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de acidentes, com apoio da equipe de Saúde e Segurança da Companhia.

    Confira programação completa! 

  • Vem aí uma nova Intranet e um novo Site!

    Vem aí uma nova Intranet e um novo Site!

    A nossa nova Intranet e novo Site vão entrar no ar!

    O planejamento traz uma nova proposta que se conecta com o momento atual. As mudanças nas plataformas foram realizadas com o objetivo de reorganizar as informações e deixar os canais de comunicação mais modernos, dinâmicos, interativos e acessíveis.

    A migração dos conteúdos acontece hoje, dia 14 de julho, com o apoio da TI, a partir das 19 horas.

    Buscar uma comunicação mais próxima e efetiva, esse é o nosso objetivo!

  • Aliança realiza Workshop Suprimentos

    Aliança realiza Workshop Suprimentos

    Aconteceu no auditório da Sede, no dia 03 de julho, o Workshop de Suprimentos com apoio da PUC Minas. O evento trouxe temas atuais na rotina da Cadeia de Suprimentos, com profissionais de destaque no mercado e especialistas nos assuntos abordados.  Participaram do evento as áreas de suprimentos de empresas de diferentes setores, mineração, energia, serviços, óleo e gás, construção civil, etc. O evento ocorreu de forma presencial e on-line e foi uma oportunidade de trocas de experiências, esclarecimento de dúvidas e realização de networking

    Para Ítalo Coutinho que é coordenador de pós-graduações e professor da PUC-MG “a iniciativa do workshop uniu conhecimento e experiência resultado de parceria entre a Aliança Energia e a PUC Minas. A aproximação da academia com empresas sempre resulta em ganhos exponenciais e consistentes para ambos”. 

    Segundo o Coordenador de Suprimentos da Aliança, Marcelo Waller Teobaldo “o evento foi uma oportunidade de buscar conhecimentos, ensinar e compartilhar experiências, sendo isso essencial para crescimento daqueles abertos a se desenvolverem. O Workshop realizado pela Aliança com apoio da PUC-MG possibilitou conhecermos e expormos ferramentas, tecnologias, metodologias que agregam valor às nossas rotinas e produtos”, destacou Marcelo. 

    Nossa área de suprimentos é responsável pela compra de materiais de serviço, gestão de contratos, cadastro de fornecedores e diligenciamento de materiais adquiridos.  

  • Workshop de Viagens Coorporativas

    Workshop de Viagens Coorporativas

    No mês de junho realizamos dois momentos voltados para viagens coorporativas. Os eventos aconteceram de forma online para todos os empregados e terceiros da empresa. Foi uma oportunidade para conhecer e entender todo o funcionamento das plataformas de serviços.

    No evento da Localiza informamos sobre o contrato com a Aliança. O que compõe o contrato, a flutuação das tarifas (fixa (contrato) X mercado) e o benefício que a Aliança tem de estender a tarifa corporativa (CNPJ) para a pessoa física (CPF).

    As dúvidas foram esclarecidas com relação ao suporte quando ocorre algum tipo de acidente ou troca de veículo, dos seguros que compõe nosso contrato e os seguros extras que são oferecidos para a pessoa física.

    No evento do Reserve mostramos a importância da utilização da ferramenta para se realizar uma viagem, como, a rastreabilidade do empregado, workflow de aprovação, dados para fins de orçamento de viagens, entre outros.

    Foi sanado dúvidas de como se fechar um plano quando não tiver despesas, cadastro de convidados, utilização dos filtros para cotação e emissão de bilhetes, prestação de contas etc.

    Orientamos que o ideal é fazer todos os pedidos por essa plataforma, pois o sistema permitirá uma tarifa diferenciada.

    O que a plataforma oferece:

    • Solicitação de hotel online e off-line;
    • Utilização do APP do Reserve;
    • Prestação de Contas e Conciliação dos gastos do cartão corporativo.

    Qualquer dúvida em relação a sua viagem, entre em contato: 3115-9130 (equipe Fox). Ou pelo blog que é o canal de comunicação com a agência.

    Clique aqui e conheça a nossa Norma de viagens.

  • Confira o boletim semestral do Canal de Ética e Ouvidoria

    Confira o boletim semestral do Canal de Ética e Ouvidoria

    Ressaltando nosso compromisso com a transparência, integridade e ética, divulgamos o Boletim Semestral com os principais indicadores do nosso Canal de Ética e Ouvidoria. Implementado em 2018, esse canal tem sido uma ferramenta fundamental para detecção e correção de desconformidades com o nosso Programa de Integridade, além de garantir que mantenhamos um ambiente de trabalho seguro e confiável para todos os nossos colaboradores e terceiros.

    Nossa jornada desde a criação do Canal tem sido marcada por uma evolução constante na forma como lidamos com as denúncias e apuração de desvios, garantindo a aplicação justa e imparcial das medidas corretivas e preventivas. Cada relato recebido é tratado com seriedade, confidencialidade e a devida diligência, garantindo a não retaliação ao denunciante de boa-fé.

    Enfatizamos a importância de que todos os colaboradores conheçam e se familiarizem com o nosso Canal de Ética e Ouvidoria, pois cada um de vocês é um agente ativo na preservação da integridade da Companhia.

    Confira aqui o Boletim:

  • Dia Mundial da Saúde Ocular

    Dia Mundial da Saúde Ocular

    Comemoramos hoje, dia 10 de julho, o Dia da Saúde Ocular. Essa celebração tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares que, se não tratadas, podem levar à perda da visão.

    Esse órgão é composto por milhões de células que são responsáveis por receber as ondas luminosas e as transformarem em impulsos nervosos que são compreendidos pelo cérebro e se transformam no que enxergamos.

    Para ter uma visão saudável é importante cultivar alguns hábitos para que os olhos, órgãos tão sensíveis e que estão sempre expostos ao contato natural, físico ou cosmético, se mantenham com saúde.

    Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio da visão. Deste número, 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual. Porém, se fossem tratados com antecedência, poderiam ter sido evitados.

    Principais doenças oculares:

    1. Conjuntivite aguda bacteriana: é reconhecida pela vermelhidão, secreção aquosa, mucosa ou purulenta. Recomendações: fazer lavagens e limpeza local frequentes com soro fisiológico ou água filtrada fervida. Se não houver melhora em dois ou três dias, procurar um oftalmologista;
    2. Conjuntivite aguda viral: é reconhecida pela vermelhidão, lacrimejamento e pouca ou nenhuma secreção; às vezes pode ocorrer hemorragia. Se não houver melhora em uma a três semanas, deve-se procurar um oftalmologista;
    3. Tracoma: é uma conjuntivite crônica, reconhecida por vermelhidão ocular, que pode levar à cegueira. Deve ser tratada por oftalmologista;
    4. Catarata: é a opacificação do olho (cristalino). É reconhecida pela alteração de cor da pupila, que pode variar entre o cinza e o branco. Acarreta a perda gradativa da acuidade visual, porém sem dor. Deve ser tratada por meio de cirurgia pelo médico oftalmologista;
    5. Glaucoma: é o aumento da pressão intraocular. Deve ser diagnosticada e tratada pelo oftalmologista.

    Dicas de proteção para os olhos:

    • Evitar coçar os olhos;
    • Cuidados com a maquiagem: remover os produtos de beleza dos olhos antes de dormir; não usar produtos fora do prazo de validade; não usar produtos de outra pessoa; usar produtos antialérgicos e sem conservantes;
    • Verificar regularmente o nível de glicose no sangue para evitar problemas oculares provocados pela diabetes;
    • Ao menos uma vez por dia, higienizar a área em volta dos olhos, como pálpebras, cílios e cantos, para remover impurezas e secreções secas evita coceira, irritação ou até conjuntivite;
    • Piscar com mais frequência e fazendo pausas repetidas lubrifica as córneas, evita o ressecamento dos olhos, descansa a vista e auxilia no combate à chamada síndrome da visão de computador;
    • Usar protetor ocular sempre que houver risco de algo atingir seus olhos;
    • Lavar os olhos com bastante água limpa se neles cair qualquer substância;
    • Usar óculos ou lentes de contato apenas quando prescritos por médico oftalmologista;
    • Antes de colocar ou ao tirar as lentes de contato, lavar bem as mãos e higienizar as lentes com produtos indicados pelo fabricante. O estojo onde as lentes são guardadas também deve estar sempre limpo;
    • Utilizar óculos escuros em ambientes com claridade excessiva;
    • Consumir mais peixe: o alimento é rico em ômega 3 e contém vitaminas A, B,D e E, essenciais para a saúde;
    • Não fumar, praticar exercícios físicos, manter o peso adequado e uma boa alimentação, são atitudes saudáveis inclusive para os olhos.

    Lembre-se de visitar regularmente o médico oftalmologista para fazer exames preventivos!

  • Colaboradores recebem treinamento do Sistema de Gestão Regulatória

    Colaboradores recebem treinamento do Sistema de Gestão Regulatória

    Aconteceu na última quarta-feira, dia 14 de junho, no auditório da Sede em Belo Horizonte com transmissão via Teams, o treinamento do Sistema de Gestão Regulatória, organizado pela nossa gerência de Comercialização e Regulação de Energia e ministrado por Luiza Guerra Diniz, analista da equipe.  

    O treinamento teve como objetivo apresentar o sistema implementado e capacitar os nossos colaboradores das demais gerências, que trabalham no atendimento das obrigações legais junto aos seguintes órgãos reguladores: Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e Ministério de Minas e Energia – MME.

    “Esse sistema foi desenvolvido inicialmente pela área de Riscos para acompanhamento dos planos de ação dos riscos corporativos e, com o apoio desta equipe, foi adaptado para a gestão das obrigações regulatórias da Companhia e de suas subsidiárias”, explica Luíza. A implantação do sistema vai contribuir para que tenhamos mais controle sobre o andamento e finalização das demandas legais frente aos órgãos reguladores.

    Para a coordenadora de Planejamento e Gerenciamento de Projetos, Patricia Xavier, o treinamento permitiu consolidar a visão global do processo regulatório e destacar a importância do cumprimento das obrigações legais e regulatórias. “O novo sistema irá consolidar em um único veículo as obrigações regulatórias por área. Acredito que além de permitir o controle de forma proativa desse cumprimento pela área Regulatória, será uma ótima ferramenta para que cada gerência acompanhe e atue focada no cumprimento tempestivo das ações, dando melhor visibilidade ao processo e às demandas a serem atendidas. Ainda facilitará a inclusão e comunicação sobre novas ações periódicas e esporádicas”, explica Patrícia.

    A analista Contábil do Núcleo de Controladoria, Isabelle Cristine Pereira, completa: “o treinamento foi importantíssimo para a aprendizagem da nova ferramenta, que irá facilitar as atividades regulatórias, melhorando o controle e reforçando aos usuários os prazos de entrega”.