Celebrado anualmente no dia 1º de maio em diversos países do mundo, o Dia Internacional do Trabalhador registra a luta dos trabalhadores por mudanças nas legislações trabalhistas e melhores condições laborais.
A data tem como origem uma greve operária ocorrida em 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, durante a Revolução Industrial, com o objetivo de conseguir melhores condições de trabalho. Novos protestos aconteceram no dia 3 de maio, mas a ação de 4 de maio ficou particularmente conhecida. Isso porque uma bomba explodiu durante a manifestação na Praça Haymarket, em Chicago, deixando vários manifestantes e policiais feridos, e alguns vieram a óbito. Após esse protesto, a reação contra os trabalhadores foi extremamente repressiva. Os líderes do movimento trabalhista de Chicago foram presos e quatro deles foram condenados à pena de morte, sem que fosse comprovada a culpa deles.
No Brasil o movimento trabalhista foi ganhando cada vez mais força, e em 1924, o então presidente, Arthur Bernardes – seguindo o movimento internacional – decidiu adotar o 1º de maio como feriado em celebração ao trabalhador.
Getúlio Vargas também passou a utilizar a data para anunciar leis e outras iniciativas que atendiam às reivindicações dos trabalhadores. Exemplo disso são a Justiça do Trabalho e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que foram instituídas no dia 1ª de maio, respectivamente, em 1941 e 1943.
Na Aliança, reforçamos o nosso compromisso em prezar pelas pessoas e pela vida sempre em primeiro lugar. Nossa maior fonte de energia vem do nosso time que potencializa a nossa missão e é a força essencial para a nova geração da energia!































