Autor: Comunicação Aliança

  • Dia Internacional do Trabalhador

    Dia Internacional do Trabalhador

    Celebrado anualmente no dia 1º de maio em diversos países do mundo, o Dia Internacional do Trabalhador registra a luta dos trabalhadores por mudanças nas legislações trabalhistas e melhores condições laborais.

    A data tem como origem uma greve operária ocorrida em 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, durante a Revolução Industrial, com o objetivo de conseguir melhores condições de trabalho. Novos protestos aconteceram no dia 3 de maio, mas a ação de 4 de maio ficou particularmente conhecida. Isso porque uma bomba explodiu durante a manifestação na Praça Haymarket, em Chicago, deixando vários manifestantes e policiais feridos, e alguns vieram a óbito. Após esse protesto, a reação contra os trabalhadores foi extremamente repressiva. Os líderes do movimento trabalhista de Chicago foram presos e quatro deles foram condenados à pena de morte, sem que fosse comprovada a culpa deles.

    No Brasil o movimento trabalhista foi ganhando cada vez mais força, e em 1924, o então presidente, Arthur Bernardes – seguindo o movimento internacional – decidiu adotar o 1º de maio como feriado em celebração ao trabalhador.

    Getúlio Vargas também passou a utilizar a data para anunciar leis e outras iniciativas que atendiam às reivindicações dos trabalhadores. Exemplo disso são a Justiça do Trabalho e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que foram instituídas no dia 1ª de maio, respectivamente, em 1941 e 1943.

    Na Aliança, reforçamos o nosso compromisso em prezar pelas pessoas e pela vida sempre em primeiro lugar. Nossa maior fonte de energia vem do nosso time que potencializa a nossa missão e é a força essencial para a nova geração da energia!    

  • Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

    Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

    Aqui na Aliança a vida está sempre em primeiro lugar e o nosso compromisso com a saúde e segurança é reforçado a cada dia de trabalho. Para isso, contamos com a dedicação de muitas pessoas.

    Hoje, dia 28 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A sexta-feira também marca o encerramento do Abril Verde, mês de conscientização sobre a prevenção de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais.

    Durante todo o Abril Verde, as equipes de S&S das unidades da Aliança desenvolveram diversas ações reforçando a importância de manter o controle sobre os riscos das atividades e medidas de prevenção necessárias para a segurança e saúde no trabalho. Confira:

    Sede

    • Apresentação do Abril Verde no Café em Equipe;
    • Realização de treinamento para utilização do Desfibrilador.

     

    UHE Aimorés

    • Abertura do Abril Verde onde foi reforçado a importância do tema, através do DSS (Diálogo Semanal de Segurança) – Foi passado as estatísticas de acidentes através do Portal do Governo Federal (Observatório de Segurança do Trabalho);
    • Durante todo o mês Abril também foram confeccionados e realizados os treinamentos Operacionais para a Parada de Máquina, envolvendo as áreas de Saúde e Segurança e O&M;
    • Realização de DSS sobre a LAIA (Levantamento de Aspecto e Impactos Ambientais);
    • Realização do DSS Abril Verde sobre PCA (Programa de Conservação Auditiva).

     

    UHE Funil

    • Apresentação da Campanha Abril Verde contando a história que marcou a data, dados estatísticos e apresentação de vídeo;
    • Realização de simulado de vazamento de óleo de regulador de velocidade;
    • Realização de reunião mensal com Brigada de Emergência;
    • Apresentação do programa de Ideia e Soluções, e avaliação do melhor Formulário de Caça Perigo do mês;
    • Prática de ginástica laboral preparatória;
    • Realização do DSS (Diálogo Semanal de Segurança) com treinamento do “PRO 051 – Movimentação de carga suspensa utilizando a ponte rolante”.

     

    CESI

    • Realização de um DSS (Diálogo Semanal de Segurança) geral, com a presença de equipes diversas (próprios e terceiros) do Complexo Eólico Santo Inácio e Central Eólica Gravier, com o tema da Campanha de S&S – Abril Verde;
    • Realização de palestra com a abordagem da Campanha, refletindo sobre a “prevenção e combate a hipertensão arterial”, com a enfermeira – Gerente de Unidade Básica de Saúde – Prefeitura Municipal de Icapuí (CE), Rosimeiry Maia de Carvalho.

     

  • Dicas para o cuidado com a saúde mental

    Dicas para o cuidado com a saúde mental

    A vida em sua cotidiana rotina com trabalho, correria, filhos, contas… entre muitas outras atividades diárias acabam nos deixando tão atarefados que às vezes esquecemos de nos cuidar e até mesmo cuidar da nossa saúde mental que é fundamental para que tenhamos uma vida mais ativa e leve. 

    Mas e você? Como tem cuidado da sua saúde mental? 

    No mês de abril, a CIPA quer te ajudar a melhorar a suas atitudes. Nós sabemos que a terapia é indispensável e de comum acesso para nós trabalhadores da Aliança. E para mitigar a correria do dia a dia podemos adotar fáceis cuidados que estão na nossa rotina e que às vezes sem perceber deixamos de fazer. 

    Vamos conferir algumas dicas para melhor a nossa rotina:

    Esses pequenos gestos podem mudar a nossa vida, o jeito de pensar e até mesmo o de agir. 

    O site Danamed, focado em cuidados na área da saúde, deixa o seguinte lembrete, “Se você cuida de sua mente, de suas emoções, de seus relacionamentos socais e familiares, também está cuidando de sua saúde!”

    Precisando, busque ajuda. Você é importante!  

  • Educação gera transformação

    Educação gera transformação

    Hoje, no Dia Mundial da Educação, vamos falar sobre um projeto que a gente sente muito orgulho de fazer e que ajuda a transformar a vida dos jovens: o Programa Mentoria Social.

    Com essa iniciativa, nossos funcionários, estagiários e terceiros têm a chance de atuar como mentores, compartilhando conhecimento e trocando experiências que contribuirão para o desenvolvimento pessoal, profissional e intelectual de jovens em situação de vulnerabilidade social.

    Neste ano, o programa entra em sua segunda edição e irá beneficiar 47 jovens que residem nos munícipios em que estamos localizados. Todo o planejamento e concepção do projeto foi 100% realizado pelo time da Aliança que está muito entusiasmado para o início da mentoria.

    Confira o depoimento de alguns mentores deste ano que contaram um pouco mais sobre a importância da Mentoria Social para a formação e educação dos jovens:

    “O programa contribui para a formação e educação dos jovens uma vez que promove o acesso a novas informações e descobertas, levando o jovem a entender um pouco mais de si mesmo e das possibilidades ao seu redor, seja de estudo ou frente ao mercado de trabalho. Muitos modelos de formação educacional não apresentam conhecimento prático ao jovem. A mentoria é uma oportunidade que o jovem tem de absorver conhecimento e trocar experiências com quem já está no mercado de trabalho, ajudando-o a desenvolver seu potencial pessoal, profissional e intelectual.” Joseane Viola Coelho Debortoli, coordenadora de Relacionamento com a Comunidade e Inovação Social

     

    “Esse projeto é muito importante porque ele atinge jovens que muitas vezes não têm acesso a muitas oportunidades. Aqui em Icapuí, por exemplo, é uma escola pequena do interior do Ceará, onde provavelmente esse jovem não teria chance de ter um contato tão direto com profissionais que estão no mercado onde quer atuar. A Mentoria Social promove uma troca muito rica de experiências, não só profissionais como pessoais também. O jovem aprende e a gente aprende também.” Rômulo Fonseca da Silva, analista de Meio Ambiente

     

    “O programa é uma via de mão dupla nos benefícios. O mentor se torna uma pessoa melhor com a convivência com o jovem e esse, por sua vez, se sente mais acolhido e inserido na sociedade, estando cada vez mais preparado para alcançar seus objetivos. Ser mentora me trouxe o sentimento de voluntariado que, apenas quem se doa ou participa, sabe a gratidão que envolve tudo isso.” Adriana Costa, analista de Departamento Pessoal

     

    “Esse programa de voluntariado é doar um pouquinho do que temos ou conquistamos como um exercício de cidadania. É doar conhecimento. Faço esse convite a todos, de ganhar e ajudar outros a ganharem juntos como sociedade.” Humberto Barbosa, coordenador de Planejamento O&M

  • Aliança Energia promove Encontro com Lideranças

    Aliança Energia promove Encontro com Lideranças

    Realizado no dia 25 de abril, o evento teve como objetivo reunir os gerentes da Aliança para um momento de integração entre os líderes.

    O Encontro dos gestores começou na parte da manhã na sede da Aliança. Nessa primeira etapa, a programação contou com a apresentação de algumas áreas, como o painel de metas da gestão de riscos e o orçamento por gerência.

    Depois de um almoço especial ainda na sede, os gerentes seguiram para uma segunda parte divertida: uma tarde de jogos no BH Scape. A proposta foi aplicar as lideranças na gamificação, uma técnica que otimiza a produtividade dos profissionais e promove o aprendizado de forma lúdica, leve e descontraída.

    Os gerentes participaram de duas modalidades de jogos: Hieróglifos e Escape Game. No primeiro, que exercita as habilidades de trabalho em equipe, comunicação e raciocínio lógico, os jogadores precisam unir fragmentos das informações que cada um possuí para decifrar o enigma final. Já no Escape Game em que os participantes precisam concluir uma missão e sair da sala antes do fim do tempo, as habilidades trabalhadas foram liderança, trabalho em equipe, raciocínio, comunicação e criatividade.

    “Nós, como líderes, temos uma tendência natural de contratar pessoas com perfil muito parecido ao nosso. No entanto, esse tipo de ambiente de gamificação deixa muito evidente como é importante ter pessoas com perfis diferentes e complementares dentro da equipe”, destaca Matheus Duarte, Gerente Administrativo e Saúde & Segurança.

  • Parque Eólico Acauã III obtém Licença de Operação

    Parque Eólico Acauã III obtém Licença de Operação

    No dia 18 de abril, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA-RN) emitiu a Licença de Operação do Parque Eólico Acauã III, com vigência de seis anos. Este é um importante marco para o Projeto Acauã, que teve suas obras de implantação iniciadas em março de 2021.

    A Licença de Operação atesta o cumprimento dos Programas Ambientais e demais compromissos assumidos junto ao órgão ambiental durante a fase de instalação do empreendimento. Foram mais de 15 Programas Ambientais executados na área de influência direta e indireta do empreendimento. Além disso, no dia 28 de março, também foi emitida a Licença de Operação da Subestação Acauã, também com vigência de seis anos.

    “O licenciamento ambiental do Complexo Eólico Acauã tem se mostrado desafiador, tendo em vista a quantidade e complexidade dos processos abertos junto ao órgão ambiental em cumprimento à legislação estadual em vigor. Destaca-se que, para permitir a implantação completa do empreendimento, foram necessárias 30 autorizações e/ou licenças ambientais emitidas pelo IDEMA. Adicionalmente, cabe também registrar os processos arqueológicos conduzidos junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/RN), considerando a vasta riqueza arqueológica registrada no local do empreendimento. Para permitir sua instalação, foram necessárias diversas autorizações do IPHAN/RN, conforme rito processual previsto na legislação vigente, assim como o salvamento de 17 sítios arqueológicos e posterior desbloqueio de tais áreas para continuidade das atividades de implantação”, explica José Terra, Analista de Meio Ambiente.

    O Parque Eólico Acauã III possui potência instalada de 16,8 MW e é um dos empreendimentos que compõe o Complexo Eólico Acauã, localizado nos municípios de São Vicente, Santana do Matos, Lagoa Nova e Tenente Laurentino Cruz, no Rio Grande do Norte. O próximo passo é obter a Licença de Operação dos outros Parques do Complexo Eólico (Baixa do Sítio, Acauã I e Acauã II) após a conclusão da fase de montagem dos aerogeradores.

  • Trabalhando corpo, mente e espírito no controle da Hipertensão Arterial

    Trabalhando corpo, mente e espírito no controle da Hipertensão Arterial

    Hoje, dia 26 de abril, é o Dia Nacional do Combate à Hipertensão Arterial, popularmente chamada como pressão alta, a doença é caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.

    Como forma de conscientizar sobre a importância do diagnóstico preventivo e tratamento da doença, compartilhamos a história da Renata Mercês de Oliveira, também conhecida como “Tia Rê”, analista de Relacionamento com a Comunidade na UHE Funil, que aos 14 anos recebeu o diagnóstico da doença.

    Renata tem histórico familiar de hipertensão arterial e nos primeiros anos após receber o diagnóstico, sua rotina seguiu bem complicada, pois, além da ansiedade, não entendia as dores e sinais que estavam relacionados à doença e tudo era preocupante. Quando chegavam as comemorações em família então, com os encontros sempre em volta da mesa e muita fartura de comidas que fugiam da dieta do hipertenso, o diagnóstico pesava e a ansiedade aumentava.

    Mas, segundo Renata, tudo na vida é questão de equilíbrio. “A orientação médica para esses casos é baseada no uso de medicação para o controle da pressão, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos. Mas eu precisava ir além. Precisava controlar a tal ansiedade que influenciava negativamente no resultado do meu tratamento, sendo necessário o uso de quatro medicações diferentes para o controle da minha pressão. Foi aí que recorri a terapia com a ajuda da Rizia Corrêa, uma excelente profissional e que sou muito grata, que introduziu técnicas de autoconhecimento no meu tratamento, como a acupuntura, massagens terapêuticas e a meditação, contribuindo para o controle da minha ansiedade que sempre foi intensa e hoje totalmente controlada. Essas técnicas foram essenciais para eu chegar aonde cheguei, eliminando consideravelmente a quantidade de fármacos do tratamento, permitindo o controle da minha pressão arterial usando apenas uma medicação de uso contínuo, numa dose bem baixa”, conta Renata.

    “Hoje com a atividade física moderada e de baixo impacto, o uso da medicação, as práticas de autoconhecimento e o controle emocional, consigo ter uma vida mais tranquila trazendo a meditação para o meu dia a dia, mantenho o equilíbrio entre corpo, mente, espírito e uma pressão controlada. A foto abaixo representa um reconhecimento do quanto a meditação feita através da água, em especial, me faz bem. Tudo que remete a água me acalma.” Renata Mercês

  • Abertas as inscrições para Mentorados no Programa de Mentoring

    Abertas as inscrições para Mentorados no Programa de Mentoring

    Começaram hoje, dia 25, as inscrições para os Mentorados no Programa de Mentoring. Os interessados terão até o dia 03/05 para se inscreverem. A ação consiste na troca de experiências e melhores práticas que geram oportunidades de aprendizagem e crescimento profissional tanto para o mentor, quanto para o mentorado.

    Com a prorrogação das inscrições para os mentores, o núcleo de RH realizou alguns ajustes no cronograma, reformulando as datas das próximas etapas do Mentoring 2023.

    Confira a atualização do cronograma:

    Quer saber mais sobre o Programa de Mentoring? Clique aqui ou entre em contato com rh@aliancaenergia.com.br.

    Aproveite essa oportunidade e faça já a sua inscrição!

  • Aliança realiza lançamento do Projeto InovAção 3ª Edição

    Aliança realiza lançamento do Projeto InovAção 3ª Edição

    Criatividade e retorno para o negócio.

    Lançado hoje no Pausa para o Café, pelo núcleo de RH, a terceira edição do Projeto InovAção vem reafirmar o reconhecimento das melhores práticas, a promoção da melhoria continuada, o reforço às ideias inovadoras e a visibilidade para os talentos da empresa.

    Veja o cronograma e acesse os documentos explicativos:

    Confira aqui como o Projeto InovAção funciona!

    As inscrições poderão ser realizadas entre 08 e 19 de maio. Basta enviar o resumo do projeto e a ficha de inscrição preenchida para o e-mail ideias@aliancaenergia.com.br .

    Baixe aqui a ficha de inscrição!

    Para mais informações, acesse o Manual do 3º Seminário de Ideias da Aliança ou entre em contato com a equipe de RH pelo e-mail ideias@aliancaenergia.com.br .

    O Programa de Ideias da Aliança foi lançado em março de 2021 já exercitando a criatividade dos empregados, que ajudaram a escolher o nome: InovAção.

  • Aliança promove capacitação para representantes de associações

    Aliança promove capacitação para representantes de associações

    O nosso propósito vai muito além da geração de energia. Somos motivados em desenvolver e fortalecer ações que geram mudança e transformação na sociedade. Exemplo disso, é a capacitação que estamos promovendo para os representantes das organizações da sociedade civil localizadas nas regiões onde atuamos.

    Com aproximadamente 180 representantes das associações de diversos municípios dos estados de MG, ES, CE e RN o grupo realizou hoje (13) o segundo encontro. O curso terá uma carga horária de 24 horas, divididas em seis encontros, e está sendo ministrado por Ana Christina Lamounier de Sá, fundadora, diretora financeira e capacitadora da Pró Bem Assessoria e Gestão Criança.

    A capacitação dará mais autonomia e condições técnicas para que as associações estejam aptas a participarem de editais públicos de captação de recursos para investimento em seus negócios.

    Paulo Ernandes Luiz, coordenador da Apae Aimorés (MG), disse que “o aprendizado vai ser muito útil no dia a dia do nosso trabalho. Parabenizo a Aliança e todos os participantes”.

    Entre os temas abordados, estão:

    • Elaboração de projetos para editais municipal e federal;
    • Leis de incentivo à cultura e esporte: como se inscrever, competências e parcerias;
    • Prestação de contas dos editais;
    • Marco regulatório das organizações da sociedade civil.

    “Ficamos muito felizes em oferecer para as organizações uma capacitação dessa magnitude, além de ver que os participantes estão se apropriando dessa oportunidade em busca de melhorar o que eles oferecem para a comunidade. Hoje eles estão aprendendo com a teoria e a prática que é possível diversificar a origem dos recursos que financiam os projetos que são desenvolvidos pelas associações”, ressaltou Tatiana Menezes, analista de Relacionamento com a Comunidade UHE Aimorés.

    Veja os depoimentos e manifestações dos participantes nos chats dos grupos da capacitação: