Durante o mês de junho, que é dedicado ao Meio Ambiente, nossas equipes sensibilizaram professores e alunos das localidades onde operamos algumas de nossas hidrelétricas, com o objetivo de transformar atitudes através da responsabilidade ambiental.
No dia 16, nossos analistas de meio ambiente e de relacionamento com as comunidades, que atuam na UHE Funil, estiveram na Escola Estadual Firmino Costa, no município de Lavras, para mais uma palestra sobre a geração de energia e apresentação dos trabalhos ambientais desenvolvidos desde o início das operações.
A palestra contou com a participação do analista ambiental, Diogo Barros, e com o apoio técnico do nosso estagiário, Pedro Henrique, que apresentaram aos alunos, a Missão, Visão e Valores da empresa, bem como as informações técnicas do empreendimento, mostrando os componentes que fazem parte da usina e suas funcionalidades.

Além do operacional, foi falado das ações ambientais que realizamos e das atividades de cada uma das nossas equipes. Segundo Diogo, “É muito gratificante realizar esse trabalho de educação ambiental junto às escolas. É muito interessante essa interação com alunos através da troca de conhecimento, ao ver a curiosidade dos jovens em saber mais sobre nossas atividades na usina. Em momentos de conversas importantes como, por exemplo, sobre matriz energética, percebemos que a escola trabalhou em sala o tema geração de energia e meio ambiente”, comemora.

Dando continuidade à palestra, nossa analista de relacionamento com as comunidades, Renata Mercês, ou Tia Rê – como é conhecida nas redes sociais – destacou a importância de preservar o meio ambiente por meio da sensibilização dos alunos sobre o quanto nosso Planeta precisa de cuidados. “Os trabalhos de educação ambiental nas escolas são essenciais para despertar nos jovens interesses em alcançar sucesso na vida profissional e, ao mesmo tempo, compartilhar as experiências e sensibilizá-los sobre o quanto somos responsáveis pela preservação ambiental em nosso Planeta Terra. Com apoio da equipe de meio ambiente, Diogo e Pedro, a palestra foi um sucesso. Agradeço a participação do Meio ambiente da Aliança Energia na ação de educação ambiental”, ressaltou Renata.
Na ocasião, doamos 20 mudas de espécies nativas e frutíferas, sendo ipê amarelo, paineira e goiabeira. Também apresentamos o livro Educação Ambiental – Juntos pelo Meio Ambiente, que publicamos em 2022, orientando sobre como realizamos o agendamento das visitas escolares à Usina. Para finalizar, compartilhamos os endereços dos nossos perfis nas redes sociais: Instagram e YouTube.
Ainda realizamos outras ações junto a escolas na região da UHE Aimorés. Segundo nossa analista de relacionamento com a comunidade, Tatiana Teixeira, neste mês em que é comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, trabalhar preservação ambiental nas escolas é ainda mais importante. “Ficamos especialmente felizes com o envolvimento dos estudantes ao adotarem comportamentos mais saudáveis e de cuidado com a natureza. Se cada um fizer a sua parte, todos sairemos ganhando”, comemora a Tia Tati.
Realizamos as atividades de sensibilização nas escolas a partir dos dias 06 e 07 de junho, quando nossa equipe de educação ambiental visitou o Ginásio Brasil, em Baixo Guandu/ES, com o objetivo de conscientizar os alunos do ensino fundamental I e II, sobre a preservação do Meio Ambiente. Realizamos um projeto com todas as turmas da escola, na implantação de um pomar, que envolve a educação ambiental, sustentabilidade, alimentação saudável sem o uso de agrotóxicos que são prejudiciais à saúde. Encerramos a atividade com o plantio de mudas de árvores das seguintes frutas: pitanga, araçá, goiaba, jamelão, jambo, fruta do conde, araticum.


Além disso, no dia 13/6 realizamos palestras na Escola Municipal Léa Holz, também em Baixo Guandu, para trabalhar com as crianças os tipos de energia, englobando o funcionamento da usina e preservação do meio ambiente. Em seguida, os alunos assistiram ao vídeo sobre a UHE Aimorés e entenderam todo o funcionamento dessa nossa usina, cada etapa até a fase de distribuição, que é realizada pelas companhias locais de energia. Os alunos também assistiram ao vídeo sobre o Complexo Eólico de Santo Inácio, que operamos em Icapuí/CE.

